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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR



Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características
necessárias para empreender com sucesso. No  entanto, como se trata de um ser social,
influenciado pelo meio que em que vive,  a formação empreendedora pode acontecer por
influência familiar, estudo, formação e prática.
Para Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um
comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a  pensar e agir por
conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço
no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
No campo científico e acadêmico, a formação empreendedora pode ser caracterizada por
situações que contribuem diretamente para que esta ação aconteça. Entre elas, podem-se citar
duas características que incidem diretamente, a primeira é a natureza da ação, caracterizada
por buscar fazer algo inovador ou diferente do que já é feito. Neste ponto, o
empreendedorismo está ligado diretamente às modificações de processos (ou de produtos). E
a segunda é a falta ou inexistência de controle sobre as formas de execução e recursos
necessários para se desenvolver a ação desejada, liberdade de ação.
Estes dois fatores são considerados importantes na ação empreendedora, uma execução de
algo sem controle e sem métodos com uma nova concepção. Isso não significa que todas as
ações de mudanças são empreendedoras. Será se, ambos os quesitos estiverem presentes. Da 4
mesma forma, nem todas as ações desenvolvidas, com risco, sem controle dos processos são
ações empreendedoras, pois nem sempre são ações inovadoras.
Filon (1999), estabelece um modelo com quatro fatores fundamentais para que uma ação seja
empreendedora (visão, energia, liderança e relações), visando à formação do profissional
empreendedor. Destaca-se como principal característica as relações, a qual, segundo o autor,
se obtém os conhecimentos fundamentais e necessários dentro de uma estrutura de mercado:
as informações necessárias para a tomada de decisões e o conhecimento da realidade do
mercado.
Atualmente, as organizações possuem uma grande necessidade de buscar e desenvolver
profissionais com perfil empreendedor, devido ao fato de estes, serem os responsáveis pelas
modificações, criações e visões inovadoras  para se obter um destaque maior e uma
diferenciação positiva frente à concorrência.
Os empreendedores são visionários, dotados de idéias realistas e inovadoras, baseados no
planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças. O
empreendedor desenvolve um papel otimista  dentro da organização, capaz de enfrentar
obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor
resultado.
Além das características acima comentadas, o empreendedor tem um perfil de liderança para
obter êxito em suas atividades, como é o grande responsável em colocar em prática as
inovações, métodos e procedimentos que propôs, deverá estimular os envolvidos na realização
das atividades, de forma a alcançar as metas traçadas.

Fonte: http://www.novomilenio.br/foco/2/artigo

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